A sétima edição do Festival Ilumina Zona Oeste está marcada para os dias 01 a 03 de março, com uma programação vibrante e diversificada que celebra o aniversário do Rio de Janeiro. O evento será realizado em dois locais distintos da cidade: na Areninha Gilberto Gil, em Realengo, e no Museu do Pontal, na Barra. Com entrada gratuita, o festival promete uma série de atividades, incluindo música ao vivo, feira gastronômica, stand-up e muito mais.

A abertura do festival ocorrerá no dia 01/03 (sexta-feira) na Areninha Gilberto Gil, com a chegada dos portões abertos às 18h. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Ilumina Zona Oeste prestará homenagem às mulheres locais que têm impactado positivamente suas comunidades por meio de iniciativas sociais e culturais. O renomado ator e humorista Paulinho Serra fará uma apresentação de stand-up, seguida pelo encerramento com um show da banda Zeh Carioca, que promete animar o público com um repertório que inclui hits do pop rock das décadas de 80 e 90, além de sucessos atuais.
No sábado (02/03) e domingo (03/03), das 10h às 16h, o Museu do Pontal será palco de uma programação especial voltada para toda a família, com ênfase nas tradições populares da zona oeste. Entre as atividades programadas estão rodas de conversa, apresentações teatrais, música ao vivo e muito mais.
Destaque para o domingo (03/03), que contará com uma feira gastronômica no local, seguida por uma tarde repleta de música ao vivo com atrações como Samba à Bangu, Banda DSD, Danielle Valente, Ton, Point do Vinyl com MC Marcelo Negrão e Soul de Brasileiro. O encerramento será marcado pelos shows de MC Bob Rum e da cantora Tati Quebra Barraco.
O Festival Ilumina Zona Oeste é uma iniciativa que visa unir organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas da região oeste do Rio de Janeiro para promover o desenvolvimento dos territórios e reduzir as desigualdades. Este ano, a sétima edição do festival é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Fábrica Carioca de Catalisadores, contando com o patrocínio da ViaRio, Fábrica Carioca de Catalisadores, Ternium e Universidade Veiga de Almeida, além do apoio da TV Globo.